Tudo o que você precisa saber sobre ceras vegetais e minerais



Descubra os diferentes tipos de cera usados para fazer velas perfumadas neste guia prático. Respondemos a todas as suas perguntas sobre cera de vela, incluindo – De onde vem a cera? Qual é a melhor cera para velas? E qual é a diferença entre cera de soja, cera de abelha, cera de coco e muito mais.

O que é Cera?

De um modo geral, a cera é um sólido inflamável contendo carbono que se torna líquido quando aquecido acima da temperatura ambiente. Em outras palavras, é o combustível da vela. Quando a vela perfumada é acesa, a cera derrete, é queimada e vaporizada, que por sua vez produz o calor e luz. Quase qualquer tipo de óleo pode ser transformado em cera, assim são muitas as escolhas para uso em velas. O Brasil tem muitos óleos vegetais sendo usados na produção de velas vegetais como babaçu, copaíba, buriti, palma e muitos outros.

Do que é feita a cera de vela?

Existem muitos tipos diferentes de cera que podem ser usados ​​para produzir velas perfumadas. A cera de abelha é usada na produção de velas há milhares de anos, enquanto as ceras feitas de coco e petróleo são invenções modernas. Cada tipo de cera de vela tem propriedades diferentes, tornando algumas melhores na retenção e difusão de fragrâncias, enquanto outras se destacam em queimar lentamente e produzir uma chama sem fumaça e fuligem. Abaixo, você encontrará informações sobre cada um dos tipos de cera de vela nós da Luceat optamos pelo blend de cera de coco.

Qual cera de vela é melhor?

Cada tipo de cera de vela tem seus pontos positivos e negativos, dificultando a escolha de um vencedor. É por isso que existem tantos tipos diferentes de cera de vela (e misturas de cera de vela) no mercado. A nossa opção pela cera de coco se deu pela biodisponibilidade no Brasil, queima limpa e lenta, difusão de aroma e segurança química.

Qual cera de vela queima mais tempo?

A cera de coco, seguida pela de soja,  é geralmente considerada como tendo o maior tempo de queima, no entanto, a cada ano, novas formações de cera de vela aprimoradas estão sendo criadas usando novos ingredientes que permitem velas de queima ainda mais lentas. A duração da sua vela queima é muito afetada por coisas como onde você queima a vela, a temperatura da sala, os óleos da fragrância, o pavio e o recipiente que a vela usa, entre muitos outros fatores, tornando difícil dizer exatamente quanto tempo sua vela vai durar. Todos os tempos de indicados no nosso site são aproximações e servem apenas como guia.

Qual cera de vela dá o melhor difusão de perfume?

Atualmente as ceras de parafina são consideradas as melhores para obter uma fragrância forte – é por isso que muitas marcas ainda usam parafina em suas velas. Embora a parafina possa ter reinado supremo na última década o avanço da consciência ecológica e o desenvolvimento das ceras naturais, como cera de soja, coco e palma, estão melhorando ano após ano e parecem prontas para ganhar esse título em um futuro próximo.

A cera de vela é tóxica?

Existem certas ceras que liberam pequenas quantidades de produtos químicos ao queimar. Estudos mostraram que a cera de parafina libera alguns compostos orgânicos voláteis na atmosfera quando aceso e, embora não deva ser motivo de preocupação, existem muitas outras opções de cera para aqueles que preferem evitá-las.

Ceras naturais como soja, palma, coco e cera de abelha são a melhor escolha para aqueles que desejam velas que queimam de forma limpa, sem a preocupação da poluição do ar interno. 

É altamente recomendável procurar atendimento médico se você começar a se sentir mal enquanto queima velas ou após ingerir cera acidentalmente – pode ser que você seja alérgico a um ou mais dos ingredientes usados ​​na vela. 

Cuidados também devem ser tomados com animais de estimação – cães e gatos podem sentir desconforto com alguns dos ingredientes das velas perfumadas e devem ser levados ao veterinário se apresentarem sintomas após comerem acidentalmente sua vela.



O que é cera de coco?

A cera de coco é relativamente a nova cera de vela do mercado e vemos cada vez mais fabricantes de velas escolhendo-a como opção. É definitivamente mais caro de usar, mas por causa de seu ótimo perfume, difusão e até queima, muitos acham que vale a pena o preço.

A cera de coco é uma cor branca cremosa suave e é a escolha ecológica perfeita. A colheita do óleo é um processo orgânico com os próprios cocos sendo uma cultura sustentável de alto rendimento.  Toda a cera que usamos é produzida de forma sustentável no Brasil.

A cera de coco é derivada do processo de hidrogenação. A hidrogenação envolve a transformação do óleo de coco em cera. Assim, estas velas são compostas por material totalmente orgânico e renovável. Eles, portanto, têm um impacto ambiental muito mínimo. Eles garantem a preservação ecológica sustentável. Você pode desfrutar confortavelmente dos belos aromas sem se sentir culpado por prejudicar o meio ambiente.

A cera de coco queima mais lentamente do que qualquer outra cera no mercado, para que você possa desfrutar de uma de suas velas favoritas por mais tempo e uma queima uniforme significa que você pode aproveitar tudo o que a vela tem a oferecer.

Fragrância/óleos essenciais misturam-se perfeitamente com cera de coco, o que significa que o perfume dispersa lindamente.

 As velas de coco não são tóxicas, queimam mais limpas do que qualquer outra cera e criam zero partículas de fuligem, então você não precisa se preocupar com o potencial de substâncias cancerígenas serem liberadas em sua casa.

Benefícios das velas de cera de coco

  • As velas de cera de coco queimam lentamente e são luxuosas.
  • A dispersão do aroma quente (vela acesa) e frio (vela apagada) das velas de coco é excelente
  • Cera de coco recebe os pontos mais ecologicamente corretos



O que é cera de soja?

A cera de soja é usada em muitas das velas. Geralmente ela não é usada sozinha e sim como blend com outras ceras, geralmente parafina, pois é muito dura e retém pouco aroma. Muitas marcas de velas optam por trabalhar com cera de soja porque é considerada mais ecológica em comparação com a cera de parafina tradicional pura, queima mais lentamente e mais limpa (menos fuligem) e é mais barata do que algumas outras ceras.

As velas de soja não existem há muito tempo, com a cera de soja sendo inventada apenas em 1996. A cera de soja é uma cera vegetal derivada do óleo de soja. Para chegar ao óleo, a soja colhida é limpa, descascada, rachada e enrolada em flocos. O óleo é então extraído desses flocos e hidrogenado, processo em que os ácidos graxos insaturados presentes no óleo são saturados. Isso altera o ponto de fusão do óleo, tornando-o solidificado à temperatura ambiente e pronto para a fabricação de velas. 

Ambientalmente falando, embora seja uma escolha melhor em comparação com a cera de parafina, ainda tem alguns problemas ecológicos. O óleo de soja é um subproduto da massiva indústria da soja e há preocupações com o desmatamento e o uso de pesticidas e fertilizantes usados ​​no cultivo da soja. 

O que é a mistura de cera de soja?

A cera de soja é frequentemente misturada com outras ceras para capitalizar o melhor de ambas as ceras. Misturas comuns incluem a adição de outros óleos vegetais como coco e ceras como palma ou cera de abelha. Vários fabricantes de velas também optam por usar misturas de parafina/soja. Geralmente, se a mistura contiver pelo menos 51% de soja, ela será rotulada como uma mistura de cera de soja. É o composto mais popular atualmente.

Características das velas de cera de soja

  • A cera de soja queima lentamente, então você terá uma vela mais duradoura pelo seu dinheiro em comparação com as velas de cera de parafina da velha escola.
  • A soja é natural, renovável e biodegradável. Desde que seja orgânica.





O que é cera de parafina?

Antes de soja e Coco, havia parafina. A cera de parafina (também conhecida como cera mineral) ainda é popular entre muitas marcas de velas porque mantém a cor e o aroma muito bem, e sendo um subproduto do petróleo criado quando o petróleo bruto é refinado em gasolina. É um sólido branco e inodoro que é formado em placas. A parafina é a cera mais usada para fazer velas.

Pessoas preocupadas com ecologia costumam rotular a cera de parafina como ruim porque é feita a partir das sobras do processo de refinamento do petróleo bruto. Isso não o torna automaticamente tóxico, e sempre há a vantagem de que as partes do óleo que seriam descartadas estão sendo usadas. Mas em comparação as ceras vegetais ela realmente emite uma toxidade. 

Características das velas de cera mineral

  • A cera mineral tem muito cheiro, então, se você preferir que sua vela tenha um aromatizador, pode ser uma boa opção.
  • Cera muito consistente - não derrete facilmente como cera natural.



O que é cera de abelha?

A cera de abelha é o tipo mais antigo conhecido de cera de vela. Ela remonta aos egípcios, que mergulhavam as folhas de papiro na cera antes de queimá-las. No entanto, não é frequentemente usado para velas perfumadas, pois a cera tem seu próprio aroma de mel que não se mistura facilmente com outros aromas.

As velas de cera de abelha são consideradas as mais saudáveis, pois são sem fumaça e sem fuligem e, na verdade, podem ajudar a purificar o ar. A cera de abelha é obtida naturalmente das abelhas; eles o criam comendo mel e o fazem como parte de suas atividades diárias de construção de colmeias.

Muitos fabricantes de velas perfumadas que usam cera de abelha em suas criações misturam outro tipo de cera de vela.

A cera de abelha não é considerada uma opção ecologicamente correta com todo o problema que estamos vivenciando com a diminuição da biodiversidade das abelhas e não é uma opção vegana.

Características das velas de cera de abelha

  • A cera de abelha é feita e processada naturalmente
  • A cera de abelha é saudável e ajuda a purificar o ar segundo alguns estudos


Postagens mais visitadas